Textos de Apoio

(Familiaris Consortio, 66)

«A preparação dos jovens para o matrimónio e para a vida familiar é necessária hoje mais do que nunca... Contudo a experiência ensina que os jovens bem preparados para a vida familiar têm, em geral, mais êxito do que os outros... Isto vale mais ainda para o matrimónio cristão, cuja influência se repercute na santidade de tantos homens e mulheres.

Por isso a Igreja deve promover melhores e mais intensos programas de preparação para o matrimónio, a fim de iluminar, o mais possível, as dificuldades com que se debatem tantos casais, e, sobretudo, para favorecer positivamente o aparecimento e o amadurecimento de matrimónios com êxito.
A preparação para o Matrimónio há-de encarar-se e realizar-se como um processo gradual e contínuo. Compreende, de facto três momentos principais: uma preparação remota, outra próxima e uma outra imediata.
A preparação remota começa desde a infância...
...(A) preparação próxima compreende uma preparação mais específica e quase uma nova descoberta dos sacramentos.

Esta catequese renovada de todos os que se preparam para o matrimónio cristão é absolutamente necessária para que o sacramento seja celebrado e vivido com rectas disposições morais e espirituais...
A preparação imediata para a celebração do Sacramento do Matrimónio deve ter lugar nos últimos meses e semanas que precedem as núpcias, como que a dar um novo significado, um novo conteúdo e forma nova ao chamado exame pré matrimonial exigido pelo Direito Canónico.
Sempre necessária em todos os casos, tal preparação impõe-se com maior urgência para aqueles noivos que apresentam carências e dificuldades na doutrina e na prática cristã.

Entre os elementos a comunicar neste caminho de fé, análogo ao do catecumenato, deve incluir-se uma profunda consciência do ministério de Cristo e da igreja e dos significados de graça e de responsabilidade do matrimónio cristão, assim como a preparação para tomar parte activa e consciente nos ritos da liturgia matrimonial...»


Notícias
48.º Encontro e Peregrinação Nacional do CPM Portugal
24/01/2018
Será nos dias 03 e 04 de março no Centro Pastoral Paulo VI - Fátima.

O Tema geral do encontro  é “Amar e semear - caminhada em matrimónio”.

As inscrições para participação na peregrinação devem ser feitas, preferencialmente, junto dos núcleos locais CPM.

Informações adicionais poderão ser obtidas junto da Equipa Responsável Diocensana do CPM-Porto (cpmportodiocese@gmail.com) 
CPM - Porto realiza Conselho Diocesano de Outono
06/11/2017

No dia 14 de outubro teve lugar na Casa Diocesana de Vilar o Conselho Diocesano de Outono do CPM- Porto (Centros de Preparação para o Matrimónio). Um momento de balanço e de reflexão do ano findo e  de início oficial de atividades para o novo ano pastoral.

Além da presença de 14 Centros CPM, estiveram também presentes a Equipa Nacional CPM com o responsável Joaquim Valente e o Assistente Nacional Padre Paulo Jorge.

Presidiu o assistente diocesano Padre Luciano Lagoa e o casal responsável Manuela e Luís Neves.

Formação Outono 2017
16/10/2017

O CPM-Portugal e o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) vão realizar pela primeira vez em conjunto a sua formação anual do Outono, nos próximos dias 11 e 12 de Novembro, em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI. 
Ver mais