Textos de Apoio

(Familiaris Consortio, 66)

«A preparação dos jovens para o matrimónio e para a vida familiar é necessária hoje mais do que nunca... Contudo a experiência ensina que os jovens bem preparados para a vida familiar têm, em geral, mais êxito do que os outros... Isto vale mais ainda para o matrimónio cristão, cuja influência se repercute na santidade de tantos homens e mulheres.

Por isso a Igreja deve promover melhores e mais intensos programas de preparação para o matrimónio, a fim de iluminar, o mais possível, as dificuldades com que se debatem tantos casais, e, sobretudo, para favorecer positivamente o aparecimento e o amadurecimento de matrimónios com êxito.
A preparação para o Matrimónio há-de encarar-se e realizar-se como um processo gradual e contínuo. Compreende, de facto três momentos principais: uma preparação remota, outra próxima e uma outra imediata.
A preparação remota começa desde a infância...
...(A) preparação próxima compreende uma preparação mais específica e quase uma nova descoberta dos sacramentos.

Esta catequese renovada de todos os que se preparam para o matrimónio cristão é absolutamente necessária para que o sacramento seja celebrado e vivido com rectas disposições morais e espirituais...
A preparação imediata para a celebração do Sacramento do Matrimónio deve ter lugar nos últimos meses e semanas que precedem as núpcias, como que a dar um novo significado, um novo conteúdo e forma nova ao chamado exame pré matrimonial exigido pelo Direito Canónico.
Sempre necessária em todos os casos, tal preparação impõe-se com maior urgência para aqueles noivos que apresentam carências e dificuldades na doutrina e na prática cristã.

Entre os elementos a comunicar neste caminho de fé, análogo ao do catecumenato, deve incluir-se uma profunda consciência do ministério de Cristo e da igreja e dos significados de graça e de responsabilidade do matrimónio cristão, assim como a preparação para tomar parte activa e consciente nos ritos da liturgia matrimonial...»


Notícias
Conselho Diocesano da Primavera
19/03/2018
14 de Abril, Santuário da Nossa do Bom Despacho - Maia

O Conselho Diocesano da Primavera CPM-Porto realiza-se no dia 14 de Abril, sábado, na Maia, no Lar de Nazaré, contíguo ao Santuário da Nossa Senhora do Bom Despacho, na Rua Padre José Pinheiro Duarte, n.º  39(próximo do Jardim Zoológico da Maia).

O Conselho abordará os "Novos Materiais de trabalho CPM" que já estão em elaboração e estudo e que irão ser as nossas ferramentas de trabalho a curto prazo, provavelmente no próximo ano.

Neste contexto, é de todo essencial e fundamental que todos os Centros e Equipas CPM estejam presentes. (Ler mais)

Conclusões do 48.º Encontro Peregrinação Nacional CPM-Portugal: Amar e Semear
18/03/2018
O 48.° Encontro de Peregrinação Nacional do CPM-Portugal decorreu em Fátima de 3 a 4 de Março de 2018.

A tarde de Sábado foi preenchida com a reflexão do Pe. Sérgio Leal sobre CPM - Sementeira para o Amor - Perspetivas Pastorais e pela palestra de Adelino Cunha sobre Comunicar em casal / comunicar com os noivos. Houve ainda tempo para, em grupo, refletirmos sobre como pode o CPM ajudar os noivos a entenderem o matrimónio como o início de uma caminhada em Igreja, na Igreja e com a Igreja . Antes do jantar houve ainda tempo para uma oração em casal, preâmbulo para um reconfortante Jantar e para o Terço em Família na Capelinha das Aparições. 
O dia de domingo começou pela celebração Eucarística presidida por D. Francisco Senra, , o qual proferiu ainda uma conferência sobre o Papel do CPM na Igreja de hoje, à luz dos desafios da Amoris Laetitiae e de um documento em preparação na Comissão do Laicado e Família da Conferência Episcopal Portuguesa. (Ler mais)
 
48.º Encontro e Peregrinação Nacional do CPM Portugal
24/01/2018
Será nos dias 03 e 04 de março no Centro Pastoral Paulo VI - Fátima.

O Tema geral do encontro  é “Amar e semear - caminhada em matrimónio”.

As inscrições para participação na peregrinação devem ser feitas, preferencialmente, junto dos núcleos locais CPM.

Informações adicionais poderão ser obtidas junto da Equipa Responsável Diocensana do CPM-Porto (cpmportodiocese@gmail.com) 
Ver mais